Notícias - 27/11/2017 13:29

Votorantim Metais agora é Nexa, uma empresa global de mineração

São Paulo, 1 de novembro de 2017 – Da união da Votorantim Metais, empresa líder de mineração de zinco no Brasil, e a Milpo, líder no Peru, surge a Nexa Resources. A nova marca simboliza o momento de expansão e de integração das empresas, preservando consigo o legado de cada uma. O lançamento da marca ocorreu com a abertura de capital nas bolsas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e de Toronto, no Canadá.

“A Nexa nasce como líder de zinco na América Latina e pronta para ser um dos grandes competidores no mercado global. Não perderemos, porém, o nosso DNA Votorantim, com os valores e crenças que nos trouxeram até aqui. Seguiremos sendo uma empresa Votorantim SA e valorizamos essa história”, afirma o CEO Tito Martins.

A abertura de capital nas bolsas de Nova Iorque e Toronto contribui para a capitalização da Nexa, viabilizando novos investimentos. “Grande parte do valor captado será aportado nos nossos projetos de extração mineral, tanto no estágio greenfield quanto brownfield. Isso trará crescimento para a empresa, geração de empregos e desenvolvimento local”, comenta o CEO.

A mudança de marca não tem qualquer efeito direto nas operações da companhia. No Brasil, a Nexa tem cinco unidades, todas localizadas em Minas Gerais. São duas de mineração, em Vazante e Paracatu, duas de metalurgia, em Três Marias e Juiz de Fora, e uma de produção de ácido sulfúrico, em Fortaleza de Minas. No Peru, a empresa possui uma metalurgia, em Cajamarquilla, e três minerações: El Porvenir e Atacocha, na região de Pasco, e Cerro Lindo, em Ica.

“Não haverá alteração no relacionamento com as comunidades e públicos de relacionamento. A marca Nexa nasce com o compromisso de buscar um crescimento sustentável e manter íntegros todos os atributos das marcas Votorantim Metais e Milpo, como a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento das localidades em que estamos presentes, estimulando o fortalecimento de outras cadeias produtivas”, esclarece Martins.

Por que Nexa?

Nexa é a combinação em inglês de Next Future, Excellence, Extraction e Nexus. O nome remete a uma mineradora que pensa e cria o amanhã e contribui para uma sociedade mais desenvolvida, realizando a extração dos minérios de forma responsável e eficiente. A referência ao termo nexo ajuda a simbolizar o sentido e o valor do que a empresa faz.

“Nosso posicionamento é ser uma mineradora global, que usa da sua inteligência e expertise para desenvolver uma mineração cada dia melhor”, explica Arlene Domingues, diretora de Recursos Humanos e Corporate Affairs.

Sobre a Nexa

Somos Nexa.

Uma mineradora global que faz parte do Grupo Votorantim e do dia a dia da sociedade.

Do cobre dos carros ao cobre dos celulares.

Do zinco das plantações ao zinco dos aviões.

Desde 1956 atuamos no mercado de metais não ferrosos. Hoje, crescemos e somos uma das principais mineradoras do mundo todo. Temos ações negociadas nas bolsas de Nova Iorque e Toronto sob o símbolo que é exatamente o nosso nome: (NEXA).

Acreditamos que, quando extraímos o melhor do presente, criamos um futuro melhor para todos nós.